A maior onda de mortalidade da história: a Peste Negra.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Os microrganismos parasitas, quando invadem o corpo humano, podem provocar grandes catástrofes; por exemplo, a maior onda de mortalidade em toda a história que ficou conhecida como Peste Negra.

Peste Negra, uma pandemia de peste bubônica que assolou a Europa na Idade Média.
O que foi a Peste Negra?
Foi um mal de virulência sem precedentes que provocou a morte de aproximadamente 35% da população da Europa durante a Baixa Idade Média, entre os anos de 1346 e 1352.
Foi a maior onda de mortalidade em toda a história.

A Peste Negra nada mais foi do que uma pandemia de Peste Bubônica que veio do Extremo Oriente trazida pelos navios, onde proliferavam ratos que, por sua vez, estavam infectados pela bactéria Pasteurella pestis

No início da doença, os bubos apareciam no pescoço, nas virilhas e nas axilas. Em seguida surgiam as febres altas e os delírios.
As vítimas de constituição mais forte conseguiam sobreviver e sentiam a dor aguda das rupturas dos bubos. Em geral, a única coisa que aliviava essa forte dor era a morte.

O blog Mentiras Veríssimas tem um artigo que conta muito mais sobre essa epidemia. Sua história e seus mitos. Sua evolução e prevenção.



Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...