Curiosidades sobre a maratona olímpica.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Descubra o porquê de uma corrida de maratona ter exatamente 42,195 km. Saiba também como foi que surgiu essa prova, a mais tradicional prova de atletismo de uma olimpíada.

Curiosidades sobre a prova de Maratona.
Qual é a origem da prova desportiva chamada “maratona”? Como foi definida a distância do percurso de uma maratona? Qual é a distância percorrida por um maratonista que termina a prova nos dias de hoje?
Dizem que a corrida teve origem na antiga Grécia, cerca de 490 a. C., quando das disputas das Guerras Médicas entre os gregos e o Império Persa.

Existem pelo menos duas versões para o início da história da maratona: a do historiador romano Plutarco e a do historiador grego Heródoto
A primeira fala da àrdua corrida empreendida pelo soldado atenience Pheidippides, da Planície de Marathónas até Atenas, com o intuito de avisar as esposas dos combatentes da vitória obtida na guerra, culminando com a morte do soldado.
A segunda já fala que a corrida do soldado foi de Marathónas até Esparta com o intuito de pedir ajuda para a batalha e o soldado não morreu.

O blog Mentiras Veríssimas tem um artigo que conta a história da maratona e o motivo de ela ter exatamente 42,195 km.




Artigos Recomendados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...