A genética hereditária do daltonismo.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Daltonismo é um problema de visão que dificulta a percepção das cores. A perturbação do daltonismo, normalmente, tem origem genética e é hereditária. Conheça como funciona a hereditariedade do daltonismo, com seus genótipos e fenótipos.

Genética hereditária do daltonismo.
Como já vimos no artigo “O olho humano. Componentes, nomenclatura e estrutura do órgão da visão”, na retina encontramos os cones e os bastonetes.
Os bastonetes são células bem sensíveis à luz e captam imagens em lugares pouco iluminados. Já os cones  funcionam em ambientes mais iluminados, fornecendo imagens coloridas e mais nítidas.

Devido a um problema genético, algumas pessoas apresentam ausência ou redução no número de um ou mais tipos de cone. Em consequência, a pessoa tem dificuldade de distinguir certas cores. Chamamos isso de Daltonismo, também conhecido comodiscromatopsia ou discromopsia.

O daltônico enxerga as cores conforme o tipo de cone que possui.
Essa deficiência é provocada por uma anomalia hereditária recessiva do cromossomo X, ou seja, não tem alelos no cromossomo Y.

O blog A Saúde em Pauta tem um artigo que mostra como funciona a hereditariedade do daltonismo, com seus genótipos e fenótipos.


Artigos Recomendados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...