Uma história de Saci. Cultivando o folclore brasileiro.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O Saci-Pererê sumia com os objetos das pessoas só para ter o prazer de vê-las irritadas. Em Botucatu existe a maior comunidade de Sacis do mundo, quiçá do Planeta e, porque não dizer, do Universo.

O folclore brasileiro é riquíssimo. Só que tem muita gente que prefere ignorá-lo e prestar culto ao folclore dos outros.
Confesso que fico irritado quando chega o 31 de outubro e começo a ouvir falar sobre o tal do “hallowen”, “dia das bruxas” e coisa que o valha.
Por que não fazer do dia 31 de outubro o Dia do Saci?


Não seria mais original do que copiar as coisas dos “gringos”?
Quem quiser se aventurar a conhecer um pouco mais sobre sacis e começar a se enfronhar no folclore brasileiro pode ler um artigo do blog Mentiras Veríssimas que fala sobre um sujeitinho estranho, corpo miúdo, pele negra, que apoiava-se numa bengala para compensar a falta de uma das pernas. Usava roupas vermelhas, um boné na cabeça e um cigarrinho de palha no canto da boca. Exibia o único pé descalço, com dedões inchados e unhas compridas e encardidas.
É uma história interessante.


2 comentários:

  1. Na verdade a sociedade brasileira está mudando. Hoje há quase 23% de evangélicos. Em 2030 serão mais de 50% da população. Nada contra, eu também sou evangélico. Mas diferente da maioria penso que temos que valorizar outras visões de mundo respeitando e sendo respeitados. Na visão cristã o culto há outras crenças e religiões é muito criticado. Isso faz com que muitas pessoas deixem de enxergar os símbolos de cada cultura como construções míticas e passem a vê-las como algo mau Na questão do Halloween temos a importação de uma visão americana, que é européia que a meu ver também não tem nada de mau, desde que , vivenciadas em equilíbrio com outras visões de mundo de outras culturas.
    Como tolerância é algo que muito poucas pessoas desenvolvem, parece que nosso folclore pouco a pouco vai desaparecer. Espero que isso não aconteça mas do jeito que as coisas estão caminhando.....

    ResponderExcluir
  2. Você sabia que em 2005 foi instituído, oficialmente, o dia do Saci? Pois esse dia é justamente no dia 31 de Outubro e o objetivo dessa medida é preservar o patrimônio folclórico brasileiro. Pena que nós brasileiros preferimos desenvolver e alimentar o folclore americano e enterrar o nossa cultura nacional...
    Se quiser confirmar esta informação, veja a página 240 do livro: "O Maravilhoso Livro das meninas", deRosemary Davidson & Sarah Vine.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...