Pateo do Collegio. Aqui nasceu a cidade de São Paulo

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Pátio do Colégio. Marco da fundação da cidade de São Paulo. Centro histórico e turístico para passeio e diversão. Igreja do Beato José de Anchieta.

Ptio do colgio ou Pateo do Collegio. Viso diurna e noturna.
Quem quer passear na cidade de São Paulo tem muitas alternativas.
Às vezes, nem os próprios habitantes da cidade conhecem ou sabem da existência de certos locais. Existem pontos históricos interessantíssimos para serem conhecidos na capital paulista.
Num outro artigo, falei da Casa número 1.

Perto dali, também no centro velho da cidade, fica um dos mais importantes marcos da história do Brasil, o Pátio do Colégio que, à moda antiga, costumamos grafar Pateo do Collegio.

Com mais de 450 anos, o Pateo do Collegio é o marco do nascimento da cidade de São Paulo. É um centro histórico, cultural e religioso da Companhia de Jesus.

Em 1554, o então noviço José de Anchieta, juntamente com o Padre Manuel da Nóbrega e outros padres jesuítas da Companhia de Jesus, decidiram construir nesse local um alojamento e um colégio para catequização dos índios.

Em 25 de janeiro desse ano foi realizada em suas dependências a missa que oficializou o nascimento do colégio jesuíta e que representa a fundação da cidade.

Atrações do Local:

1) Funciona no local o Museu de Anchieta, que abriga coleções de arte sacra, objetos do cotidiano paulista dos primeiros séculos, artefatos indígenas e uma pinacoteca.

2) Também dispõe de uma biblioteca temática, a Biblioteca Padre Antonio Vieira com livros de história do Brasil, São Paulo e da Companhia de Jesus.

3) Está lá a cripta de José de Anchieta.

4) A Igreja do Beato José de Anchieta, no local onde foi realizada a primeira missa da cidade, onde são realizadas celebrações de missas, casamentos, concertos e vários outros eventos culturais e religiosos.

Para a visita ao museu há cobrança de ingresso, veja detalhes dos preços e dos agendamentos no site do Pateo do Collegio.

Endereço e Telefone para informações:

Praça Pátio do Colégio, 2 – Sé – Centro (Pertinho da estação Sé do Metrô).
(11) 3105-6898

O blog Mentiras Veríssimas conta mais detalhes da história desse local histórico.






Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...