Cinemateca Brasileira. Uma alternativa para os cinéfilos.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Reunir, organizar e disponibilizar informações sobre toda a produção audiovisual produzida no país desde 1897 até os dias atuais constitui o trabalho realizado pela Cinemateca Brasileira.

Grandes filmes existentes no acervo da Cinemateca Brasileira
A Cinemateca Brasileira é uma instituição que preserva a memória audiovisual nacional. Em um imenso acervo, um dos maiores da América Latina, existem cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas e curtas metragens. São mais de 30 mil títulos entre cinejornais, obras de ficção, filmes publicitários e registros audiovisuais produzidos desde 1895.

Faz parte do acervo da instituição a coleção de imagens da extinta TV Tupi, a pioneira das emissoras da TV brasileira.
Na Cinemateca, além dos audiovisuais, está armazenada uma ampla coleção de documentos constituída por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes de filmes.

A Cinemateca Brasileira dispõe de vários serviços. Lá são oferecidas exibições de filmes longas-metragens, empréstimo de material audiovisual, acervo sobre cinema e outros serviços ligados à produção cinematográfica.

Há de se destacar as Salas Cinemateca, onde através de projetores analógicos e digitais de última geração e com muito conforto para os expectadores são exibidos vários filmes. 
Sempre existe uma programação interessante que pode ser apreciada por todos; às vezes gratuitamente e às vezes pagando-se uma pequena taxa de manutenção.
É um excelente ponto de entretenimento e recreação. Vale a pena conferir.

Localização
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino - São Paulo
Fica a cerca de 20 minutos, a pé, da estação Vila Mariana do Metrô.
Telefone: (11) 3512- 6111
Funcionamento
Centro de Documentação e Pesquisa: de segunda a sexta das 9h às 17h e aos sábados das 14h às 18h.
- Exibições de cinema: seguem a uma programação pré-determinada com títulos e horários variados. Confira as apresentações disponíveis, bem como seus horários e se são gratuitos ou não, no Link de programação da Cinemateca Brasileira.

Sala Cinemateca
Preço do Ingresso: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada).
Entrada Franca nas sessões indicadas na programação.
Atenção: estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e maiores de 60 anos têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.

O blog Mentiras Veríssimas descreve com mais detalhes a história e o funcionamento da instituição.

Leia o Artigo Completo em Mentiras Veríssimas



Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...